segunda-feira, 27 de abril de 2009

Só nos resta aplaudir !


Diretamente da Romênia, os estúdios Carioca especializaram-se em fotografias publicitárias e com clientes como Toyota, Craft, Nestlé, Green Peace, dentre outros, simplesmente dão um show de criatividade e inovação.Ai vai as que eu mais gostei:







Para conferir mais fotos - www.carioca.ro/




Pegando o gancho no auge da criação acima apresentada, resolvi mostar um poquinho mais sobre as ações de marketing já que eu sou fã número 1, devido estas envolverem criatividade, atividade, funcionalidade e ainda conseguirem fazer com que o público de maneira direta interaja com tudo que está acontecendo em tempo real e maneira surpreendente.
Eu escolhi dois que eu achei mais interessante e se você estiver interessado em ver mais coisas legais, é só fuçar na internet que tem muita ação por vir ainda.




Para Clean and clear:Morning Energy









Para Puma: Il Mostro





Branding Dissemination

Cada dia que passa que eu me deparo com uma estratégia inovadora de marketing e percebo o quanto a internet interfere na tal “imagem” e o quanto nós usuários, muitas vezes leigos, somos desinformados sobre tudo aquilo que acontece no meio digital.
Como seria possível uma empresa ou um produto ser apenas bem conceituada ou mal conceituada pelo número de aparições que esta apresenta na pesquisa do Google? Pois é, um “social media” pode tratar isso para você e propagar aquilo que você quiser sobre seu produto ou sua empresa no meio digital, mas ai eu me pergunto, será que apenas o índice de reputação é o suficiente?
Hoje o que vale mais é aquilo que falam sobre seu produto na internet? É, eu acho que sim, mas pense bem, faz todo sentido, se o seu produto tem um alto índice de aceitação segundo os comentários online, é provável que o mesmo esteja acontecendo no mercado.Mas, vale lembrar que apenas a pesquisa do Google, na minha opinião, não deve servir de parâmetro para que o consumidor escolha sua marca preferida, é necessário que este não se baseie por opiniões formadas por terceiros mas sim que experimente o produto e escolha se ele é bom ou ruim no seu ponto de vista.
Hoje, as relações tornaram-se estritamente midiáticas e nessa evolução desvairada continuo acreditando que apesar de todos os pontos positivos ainda existem muitos conceitos essenciais que estão se perdendo e que uma hora ou hora farão toda a diferença para que a evolução seja saudável e não torne o ser humano mais um escravo do mundo online, isso se nós já não nos tornamos.

sábado, 18 de abril de 2009

Super-exposição?


Exposição, super-exposição, auto-exposição, enfim como você quiser chamar, hoje o que está na moda é fazer ser visto não importa como, onde e o porque.
Logo quando li o texto "Vivemos em plena era da exposição", do professor de comunicação da FAAP, Eric Eroi Messa, pensei nos atuais meios de comunicação voltados apenas a exposição do ser e notei que todos tem como finalidade criar um suposta identidade daquilo que queremos ser ou daquilo que queremos que o outro ache que somos.
O Big Brother Brasil, programa que até então estava batendo recordes de audiência da Rede Globo de Televisão, nada mais é que um portfólio de identidades verdadeiras ou não, que pretendem ser vistos e futuramente ingressar no mercado de trabalho.O engraçado que nesta supervalorização da imagem alguns valores se perdem e a estética passa a ser um dos fatores mais importantes para que tudo caminhe bem, ser visto acordando e escovando os dentes, brigando e namorando agora é valorizado, afinal ver a vida do outro sirva de inspiração para nossas próprias atitudes, como já dizia Freud, nós não passamos de espelhos de identidades, ou seja, somos um pouco do outro e vice-versa.
Tenho a nítida impressão que ver e ser visto é o que comanda algumas atitudes, quem nunca ouviu a famosa frase "Essa foto vai pro orkut!", calma lá, quer dizer que nós não tiramos mais fotos para registrar momentos marcantes, mas sim para que a foto mais bonita vá para o orkut, afinal é lá que a exposição é super e que nós somos identidades montadas com aquilo que há de melhor.
É, a evolução da comunicação tem grande culpa na era da exposição, afinal esta incentivou que nós não sejamos mais expostos quando queremos, mas sim 24 horas, todos os dias de alguma maneira diferente.Porém cabe apenas a nós regular o quanto queremos estar expostos e o quanto isso pode prejudicar ou facilitar nossas vidas, apesar da proporção ser muito maior do que imaginamos ainda temos o direito de escolher o quanto queremos estar presentes ou não, mas uma coisa é fato, o ser é atraído pela exposição, mesmo aquele que nega, um dia se sentirá orgulhoso por ser reconhecido, a exposição desperta os sentidos do ser, afinal quem não gosta de se sentir cobiçado mesmo que seja por um desconhecido?Querendo ou não, um pouquinho expostos nós já estamos.
É, para uma rede de cartões de crédito a Visa inovou e se superou ,na minha opinião, na nova campanha "Mais pessoas vão com visa".
O objetivo principal é o crescimento da Visa visando migrar os pagamentos realizados por consumidores e empresas em dinheiro e cheque para um método de pagamento eletrônico melhor, ou seja, com cartões Visa. A campanha estabelece uma mensagem de marketing global única, executada localmente para máxima relevância, e com mensagens interessantes que tocam aqueles que assistem.
Eu escolhi o filme que eu mais gosto porém este ainda não está sendo veiculado no Brasil, mas brevemente será.A mensagem é a mais tocante na minha opinião porque além de tratar de assuntos de fácil identificação com o público, as imagens e o texto foram muito bem elaborados, é uma campanha de bom gosto e acho que desta vez a Visa acertou em cheio.
Visa, let's go.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Go bus.

Estava eu fuçando a procura de alguma ação de marketing interessante e inovadora, quando me deparei com as 24 melhores ações de marketing feitas em ônibus, é impossível não gostar, por isso escolhi as minhas preferidas:








Vale a pena conferir todas no site:
http://www.draxrio.com/2009/03/24-otimas-acoes-de-marketing-em-onibus.html