segunda-feira, 9 de março de 2009

A linguaguem hipermidiática

Na era da hipermídia a sobreposição de texto, som e imagem não é mais nenhuma novidade, e é neste ponto que a não-linearidade vem moldando-se aos padrões dos telespectadores. A história contínua foi substituída por uma mensagem interativa, na qual o telespectador tem um papel fundamental, podendo muitas vezes organizar a sua própria seqüência.
A aparência visual de cada palavra, a forma, a trilha sonora, enfim, cada detalhe passam a ser essenciais na construção das novas mídias e no cinema esta evolução não poderia ser diferente.
Ganhador de oito Oscars, o filme “Quem quer ser um milionário?” de Danny Boyle é o exemplo mais recente da não-linearidade no cinema atual, a historia é contada em um "zigue-zague" fascinante, durante todo o filme a historia de Jamal K. Malik é retomada sobrepondo o contexto das cenas ao contexto da música e as imagens gravadas de maneira inusitada, daí as indicações: melhor edição, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor canção original e melhor som, merecida mente ganhos.
O filme prende a atenção do telespectador, traçando uma comunicação bi-direcional entre emissor e receptor, na qual permite expressar aspectos sensíveis em diversos momentos, por isso eu recomendo.Além de ser um roteiro interessante cheio de pontos quase imperceptíveis, é um filme atual que convida o telespectador a interagir através dos aspectos visuais e sonoros, incorporando ao cinema a hipermídia sem deixar com que as características essenciais de um bom filme fossem perdidas.

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