quarta-feira, 18 de março de 2009

A imagem sensível


Recebi a difícil missão de tentar explicar à você, leitor, as expressões sensíveis da imagem.Logo de cara parece complicado, mas pensando bem, todos, mesmo sem perceber, nos deparamos com tais expressões sempre quando vemos uma imagem.As expressões são classificadas em três categorias: A primeira, corresponde aos aspectos sensíveis da imagem, é o instante da experiência sem mais análises, é o que puder despertar na mente do intérprete,ou seja, o imediato; a segunda, corresponde a reflexão, na qual eu busco de fato uma interpretação para aquele signo(imagem) e a partir daí é desencadeado aquilo que chamamos de processo da semiose, ou seja, é a ação do signo que busca alguma identificação com aquilo que estamos vendo e a terceira, é a análise final, ou seja, o momento em que não há mais nada para ser interpretado e nomeamos aquilo que estamos vendo.
Aplicando o que aprendemos:
Na foto as expressões sensíveis são:

Primeiridade
: a experiência que o garoto está vivenciando naquele exato momento que pode ser notada através das suas expressões diante do cão.
Secundidade: eu(espectador) busco alguma situação semelhante à situação vivida pelo garoto no momento em que a fotografia foi tirada, ou seja, busco uma identificação nos meus fatos já vividos.
Terceiridade: é a minha análise final, momento em que eu nomeio a fotografia, tiro as minhas conclusões.

Nenhum comentário: